Criado em 2004 pelo centros de Formação por Métodos de Educação Ativa (Centres d`Entrainement aux Méthodes d`Education Active – CMEA), o Festival Européen du Fil dÉducation é um lugar do cinema e de debate sobre grandes questões contemporâneas relacionadas à educação – cidadania, saúde meio-ambiente prevenção de riscos, educação artística e cultural, inclusão e integração. Um espaço de exibição de filmes inspiradores para interlocutores da infância e juventude, educadores, ativistas agentes sociais, pais e cidadão.
A aproximação da Ciranda de Filmes com o Festival Européen du Fil d`Éducation aconteceu quando o documentário “Sementes do Nosso Quintal” foi selecionado para a sua 9ª edição em 2013. A Fernada Heinz Figueiredo, diretora do filme, acompanhou a programação daquele ano e ficou impressionada com a qualidade das obras exibidas, o envolvimento e interesse do público e com a organização do evento.
Ao perceberem a afinidade de pontos de vista e o desejo mútuo de promover o debate sobre a educação e a cidadania através do cinema, a Ciranda de Filmes e o festival europeu iniciaram a parceria.
O festival europeu terá “Carta Branca” na programação da segunda edição da Ciranda com as seguintes indicações:
O longa-metragem “Corvos” (Wrony Les Corneilles), de Dorota Kedzierzawska
E o curta-metragem “Onde Fica o Meu Pudor” (Oú Je Mets Ma Pudeur), de Sébastien Bailly
No final de 2015 será a vez da Ciranda de Filmes fazer suas indicações e ter a honra de compartilhar o seu olhar com o público europeu em Evreux, na Normandia, onde acontece o festival europeu.