Categorias
diario

Escuta! A ciranda cirandinha
já começou a rodar

“Eu queria avançar para o começo” 

Friedrich Nietzsche, sobre seu anseio de evoluir ao estágio de criança, em Assim Falou Zaratustra 

Neste desafiador 2020, ano do nascimento da Ciranda Cirandinha de Filmes, a mostra se propõe a oferecer uma programação dedicada às crianças, aos jovens, suas famílias e a todos que buscam manter viva a sua criança interior, de diversão e de ampliação do seu repertório e experiência com o cinema e o audiovisual, como uma resposta às urgências de um período em que as perspectivas se desmancham na necessidade de reinventar a subjetivação coletiva. 

É preciso avançar para o começo. Por isso, a mostra começa antes mesmo de sua abertura, voltando o seu olhar ao futuro para exercitar a confluência entre curadoria e espectadores e, de certa forma, “validar” a sua programação de longas e curtas a partir da influência e orientação dos sentimentos do seu público mais direto: as crianças e os jovens. 

Em parceria com Luciana Tavares e Ataliba Benaim, do Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo, foram organizados e realizados encontros, por intermédios da Prof. Lourdinha, coordenadora do CEI Agostinho Pattaro de Campinas, SP, da Prof. Neimara, professora do Fundamental II na cidade de Angatuba, interior de SP, e do Aécio Diniz, jovem liderança da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, CE. 

Neste encontros, as crianças assistiram aos curtas Mitos indígenas em travessia, Dona Cristina perdeu a memória e Viagem na Chuva, que fazem parte da programação da mostra, como disparadores da conversa e, em seguida, participaram de uma dinâmica de diálogo com o Ataliba e Luciana, que propuseram que eles entrassem em contato com seus imaginários a partir da manifestação de suas memórias e sonhos. 

As crianças e os jovens foram também estimulados a desenharem e a gravarem vídeos para externalizarem a sua imaginação acerca do futuro de todos nós. 

Por hora, vejam alguns dos desenhos feitos por eles, além de imagens desses encontros.

Em breve, compartilharemos relatos sobre as sessões e outros materiais!