Categorias
olhares olhares_ciranda

Cartografia Cirandeira: um guia para ampliar a sua experiência

Este mapa é um convite a explorar novas trilhas, mais do que sonoras. Sim, é uma cartografia cirandeira, ideal para ampliar as experiências vividas aqui. Ou seja, depois de ver os filmes, participar das oficinas e adentrar as rodas musicais, além de refletir, cantar e dançar nas muitas atividades da Ciranda de Filmes, é ainda possível continuar cirandando por linhas ou trilhas temáticas. Em cada rota, há algumas estações (ou diversas sugestões sobre o que ler, ver, ouvir e experimentar) que dialogam com alguns dos nossos filmes em destaque. Então a dica é: escolha um percurso (identidade, infância ou natureza?), confira os filmes do caminho e, depois, desembarque calmamente em uma das estações (um livro?), pule outra parada (uma música?) ou revisite uma terceira (um site?). E, assim, deixe esta Ciranda seguir reverberando em você. Como na vida, cada jornada começa pelo desejo de desbravar novos mundos. 

Boa viagem… E até a próxima volta!

Para ver essa imagem em tamanho grande, clique aqui.

Algumas trilhas:

Infância

Território das experiências primeiras, janela de paisagens imensas, foz das sonoridades da vida. Por esta trilha, encontraremos meninas e meninos transgredindo o próprio viver.

O menino, a favela, as tampas da panela

Direção: Cao Hamburger

Ano de produção: 1995

Duração: 5 min

Gênero: ficção

Sinopse: As peripécias do garoto Zezé para conseguir algumas tampas de panela com o objetivo de tocar na banda com seus amigos. Episódio brasileiro da série Abra porta, cada episódio mostrava a rotina de um país.

A cidade e a infância

Autor: José Luandino Vieira

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2007

Número de páginas: 136

Sinopse: Os contos anunciam a paisagem urbana e o contexto de pobreza e marginalidade de Luanda, a oralidade pronunciada da narrativa, o convívio e a tensão entre negros, brancos e mulatos e a crítica da modernização excludente presentes na obra do autor.

Fala de bicho, fala de gente – Cantigas de ninar do povo Juruna

Autor: Cristina Martins Fargetti

Editora: Edições Sesc

Ano: 2017

Número de páginas: 304

Sinopse: O livro é fruto de uma pesquisa inédita sobre o povo tupi da família juruna, feita pela linguista e musicista Cristina Martins Fargetti, em parceria com a compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira Marlui Miranda.

Pare Olhe Escute

Direção: Kátia Lund

Ano de produção: 2013

Duração: 52 min

Gênero: documentário

Sinopse: A música invadiu as ruas e vielas e entrou pela janela das casas, dando cor e melodia a uma rotina, outrora tão opaca, na pequena cidade de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. Desde que se iniciou o projeto Música nas escolas, promovido pela prefeitura da cidade, Barra Mansa nunca mais foi a mesma. Dirigido por Kátia Lund e produzido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o filme Pare Olhe Escute mostra, com sensibilidade, a rotina de jovens músicos ao realizarem o sonho de sair em turnê com a orquestra da cidade, acompanhada da pianista Simone Leitão, pelas principais salas de música do país.

Villa-Lobos e os brinquedos de roda

Intérprete: Grupo de Percussão da UFMG e Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado

Gravadora: MCD

Ano: 2004

Gênero: infantil

Descrição: Este álbum é composto por canções de brincadeiras infantis, ambientadas para coro infantil a capella, piano e conjunto de instrumentos, desenvolvidas pelo compositor brasileiro Heitor Villa Lobos (1887-1959).

Tchiribim, tchiribom, cantando pelo mundo

Intérprete: Fortuna e Hélio Ziskind

Gravadora: Selo Sesc

Ano: 2017

Gênero: infantil

Descrição: Fortuna traz melodias de várias partes do mundo. As canções foram pesquisadas e selecionadas para conduzir uma viagem musical pelo mundo sob a ótica das crianças de lugares como Nova Zelândia, China, Itália, Senegal, Egito, Israel, França, México, Mediterrâneo, Japão e Romênia.

O dom da infância: memórias de um garoto africano

Autor: Baba Wagué Diakité

Editora: SM

Ano: 2012

Número de páginas: 144

Sinopse: Um envolvente tributo aos povos, costumes e culturas africanas. São as memórias ilustradas do artista Baba Wagué Diakité, que cresceu em uma pequena aldeia no Mali, criado pelos avós.

Viva – A vida é uma festa

Direção: Lee Unkrich

Ano de produção: 2018

Duração: 105 min

Gênero: animação

Sinopse: Apesar da música ter sido banida há gerações em sua família, Miguel sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar o seu talento, Miguel se vê no deslumbrante e pitoresco Mundo dos Mortos seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Ao longo do caminho, ele conhece o trapaceiro encantador Hector, e juntos eles partem em uma jornada extraordinária para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel.

Mestres

Aqueles e aquelas que nos inspiram (cri)ações caminham por estas estações. São mestres e mestras dos cantares, fazeres, brincares e também viveres. Escolha sua parada.

Violeta foi para o céu

Direção: Andres Wood

Ano de produção: 2011

Duração: 110 min

Gênero: ficção

Sinopse: Violeta foi para o céu conta a história de uma famosa cantora e folclorista chilena, Violeta Parra, preenchida com seu trabalho musical, suas memórias, seus amores e esperanças. O filme traça sua evolução, da infância humilde até transformar-se em sensação internacional e heroína nacional, com a intensidade de suas contradições internas, falhas e paixões. 

Meninas de Sinhá

Endereço eletrônico: meninasdesinha.org.br

Descrição: Formado por mulheres do bairro Alto Vera Cruz, o grupo é conhecido culturalmente e por seu compromisso social na periferia de Belo Horizonte (MG). Surge em 1989, do desejo de compartilhar experiências e elevar a autoestima.

Missão de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade

Intérprete: Vários artistas

Gravadora: Sesc

Ano: 2006

Gênero: música brasileira regional

Descrição: Mário de Andrade também foi pesquisador. Viajou o Norte e o Nordeste brasileiros na década de 1920 e assumiu o Departamento de Cultura de São Paulo na década de 1930, quando catalogou músicas, danças e outras manifestações culturais de diversos estados. Aqui estão alguns desses registros que o inspiraram na escrita de Macunaíma.

Dominguinhos

Direção: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar

Ano de produção: 2017

Duração: 88 min

Gênero: documentário

Sinopse: Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 – 2013), discípulo de Luiz Gonzaga e autor de sucessos como “Eu só quero um xodó”, “Gostoso demais”, “De volta pro aconchego” e “Lamento sertanejo”. Sua obra revive em imagens de arquivo, contando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza. 

Cantos de trabalho

Intérprete: Cia. Cabelo de Maria

Gravadora: Sesc-SP

Ano: 2007

Gênero: música popular

Descrição: Canções registradas por Renata Mattar, que pesquisa há mais de dez anos comunidades que ainda trabalham em mutirão e utilizam a música na lida. Entre outras, são cantigas vindas das destaladeiras de fumo de Arapiraca (AL), das descascadeiras de mandioca de Porto Real do Colégio (AL), das plantadeiras de arroz de Propriá (SE) e da colheita de cacau de Xique-Xique (BA).

Casa Mestre Ananias

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 939, Bixiga, São Paulo

Descrição: Espaço de vivência, transmissão oral e difusão de tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.

Papageno

Direção: Lotte Reiniger

Ano de produção: 1935

Duração: 11 min

Gênero: animação

Sinopse: Curta da cineasta berlinense Lotte Reiniger, pioneira da animação no mundo. Conta a história de Papageno, personagem da ópera de Mozart “A Flauta Mágica”, que sonha com uma parceira mas tem dificuldades em encontrá-la.

Resistência

Uma boa dose de teimosia, um bocado de persistência. Não importa as circunstâncias, os personagens das narrativas deste percurso seguem cantando seus sonhos, suas lutas.

O ídolo

Direção: Hany Abu-Assad

Ano de produção: 2015

Duração: 100 min

Gênero: ficção

Sinopse: Mohammad é um garoto de Gaza que sonha em cantar na Ópera do Cairo para que o mundo ouça sua voz. De alguma maneira, consegue escapar da prisão que é Gaza e chegar até as audições em Cairo para o Arab Idol, o programa de talentos mais famoso da região. Conforme avança para as fases finais da competição, deve confrontar seus próprios medos para tomar as rédeas de seu destino e trazer esperança e felicidade para toda uma região. A plateia assistirá Mohammad passar por uma jornada para mudar de vida. Um drama inspirador baseado na incrível história real de Mohammad Assaf, vencedor do Arab Idol 2013. 

Reza de mãe

Autor: Allan da Rosa

Editora: Nós

Ano: 2016

Número de páginas: 104

Sinopse: Primeira reunião impressa da produção do autor em contos, inaugura também uma abordagem linguística e literária que contempla a dura vivência na periferia sob o prisma afro-brasileiro, dos movimentos negros que germinam nas franjas da metrópole, que já estabeleceram uma produção cultural de inédito colorido poético.

Cozinha Ocupação 9 de julho

Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 427, Consolação, São Paulo

Descrição: Tradicional almoço mensal de domingo em um prédio abandonado pelo INSS, no centro de São Paulo. Hoje, o espaço é ocupado pelo Movimento dos Sem Teto do Centro – MSTC e mais amplamente pela FLM.

A ciência encantada das macumbas

Autor: Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino

Editora: Mórula Editorial

Ano: 2018

Número de páginas: 124

Sinopse: Neste conjunto de ensaios, Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino propõem uma interpretação do Brasil a partir do conhecimento acumulado nas religiões de matriz afro e em outros saberes populares.

Maestrina da favela

Direção: Falani Afrika

Ano de produção: 2018

Duração: 82 min

Gênero: documentário

Sinopse: A vida da maestrina Elem Silva é retratada no documentário Maestrina da favela, da diretora afroamericana Falani Afrika. O longa traz cenas emocionantes em dez anos de registros cinematográficos do universo musical e da realidade social de Salvador, a partir da vida da percussionista e maestrina Elem Silva. Elisete “Elem” de Jesus da Silva criou a banda Meninos da Rocinha do Pelô para retirar crianças das ruas do Pelourinho. Nesses 15 anos, ela perdeu a mãe e alguns membros da banda, mas nunca perdeu o sonho de tornar-se uma maestrina. No filme, Elem conta sobre sua realidade de maneira autônoma e extremamente engajada. 

Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis

Autor: Jarid Arraes

Editora: Pólen

Ano: 2017

Número de páginas: 176

Sinopse: Jarid Arraes usa a linguagem poética da literatura de cordel para contar a história de mulheres brasileiras que fizeram a história do Brasil, seu objeto de pesquisa desde 2012.

Claudia Andujar: No lugar do outro

Autor: Claudia Andujar

Editora: IMS

Ano: 2015

Número de páginas: 256

Sinopse: O catálogo é fruto de dois anos de pesquisa no arquivo da fotógrafa Claudia Andujar, dedicado ao período que se estende da chegada da fotógrafa em São Paulo, em 1955, até as primeiras viagens para a Amazônia, no começo dos anos 1970. Foi lançado em 2015 a propósito da exposição Claudia Andujar: no lugar do outro, no IMS Rio.

Marie Ange Bordas

Endereço eletrônico: marieangebordas.com

Descrição: Site da artista Marie Ange Bordas, que realiza projetos colaborativos desde 2000. Esses trabalhos a levaram a morar na África do Sul, no Quênia, no Sri Lanka, na França e na Inglaterra, e suas exposições de arte viajaram pelos cinco continentes.

João, o galo desregulado

Direção: Camila Carrossine e Alê Camargo

Ano de produção: 2013

Duração: 10 min

Gênero: animação

Sinopse: Musical que narra a história de João, um galo com um comportamento atípico que chegou a ficar famoso por cantar na hora em que bem queria. Foi surpreendido pelas mudanças no tempo e por uma inesperada transferência de morada. As pessoas não imaginavam a tristeza que a falta do galo causaria… Ele acabou sendo lembrado todas as vezes que o vento soprava. Baseado em fatos reais. 

Identidade

Aqui, em cada parada, o convite é mirar ou ouvir um jeito de ser ou estar no mundo. Quem somos? Para onde vamos? São algumas das perguntas para neste caminho percorrer.

Fevereiros

Direção: Marcio Debellian

Ano de produção: 2017

Duração: 75 min

Gênero: documentário

Sinopse: A partir do vitorioso carnaval da Mangueira em homenagem a Maria Bethânia, o filme percorre uma viagem entre Rio e Bahia, acompanhando a cantora no universo familiar, festivo e religioso que inspirou o enredo. 

Instituto Brincante

Endereço: Rua Purpurina, 412, Vila Madalena, São Paulo

Descrição: O Instituto Brincante é um espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, que celebra a riqueza da cultura nacional e a importância da sua diversidade. Tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura brasileira. Novos valores, novas maneiras de construir saberes e proporcionar ao indivíduo um outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea.

Festa do boi no Morro do Querosene

Endereço: Morro do Querosene, Butantã, São Paulo

Descrição: Comandada por Tião Carvalho e o Grupo Cupuaçu, a tradicional festa de rua do bumba-meu-boi acontece há mais de 20 anos. É comemorada todo ano, três vezes ao ano: em abril há o nascimento do boi, em junho o batizado e em novembro a morte.

Amazônia resiste

Endereço eletrônico: apublica.org/especial/amazonia-resiste/

Descrição: O projeto Amazônia Resiste é uma ampla investigação jornalística da Agência Pública sobre a resistência indígena em vários pontos da maior floresta tropical do mundo.

Amazônia groove

Direção: Bruno Murtinho

Ano de produção: 2018

Duração: 84 min

Gênero: documentário

Sinopse: Cruzando a Amazônia paraense, Amazônia Groove revela artistas e tradições musicais que pulsam numa região pouco conhecida pelos próprios brasileiros. As extraordinárias vidas dos protagonistas e a intangível força do lugar estão em cada fotograma do filme. Tal força, fruto de antigas culturas, faz emanar uma sonoridade única, diferente de tudo que a maioria de nós já experimentou nos cinemas. A partir de seus artistas, o filme dá voz a uma parte fundamental do Planeta Terra, estendendo o olhar do Brasil e do mundo para uma quase desconhecida tradição musical que tanto tem a nos revelar. 

Mapeando afetivamente a foz do rio Doce

Endereço eletrônico: www.cartografiadafoz.com

Descrição: Projeto que registra uma rede de conexão entre territórios, saberes, afetos, tradição e identidades na foz do rio Doce. Um mergulho nessas águas, buscando neste percurso memórias, tradições, as práticas e os afetos que ligam a população capixaba ao Doce.

Feira Kantuta

Endereço: Praça Kantuta, s/n, Canindé, São Paulo

Descrição: A feira da Kantuta acontece todos os domingos em São Paulo, quando mais de 90 barracas trazem a cultura e os sabores bolivianos para a cidade.

Projeto Humanae, de Angélica Dass

Endereço eletrônico: angelicadass.com/humanae-project

Descrição: Humanae é um projeto fotográfico que pretende coletar um alcance cromático das diferentes cores de pele humanas. A taxonomia adota o formato do Guia PANTONE®.

Maré capoeira

Direção: Paola Barreto

Ano de produção: 2005

Duração: 14 min

Gênero: ficção

Sinopse: Maré é o apelido de João, um menino de 10 anos que sonha em ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra. 

Natureza

As trilhas da natureza nos levam a atalhos da interioridade. Ou seja, o que muitas das estações daqui nos sinalizam é que procurar esses territórios é encontrar-se na essência.

Meus oito anos

Direção: Humberto Mauro

Ano de produção: 1956

Duração: 11 min

Gênero: ficção

Sinopse: Ao som do poema musicado de Casimiro de Abreu, um homem rememora com nostalgia os tempos de criança: a vida no campo, a captura de passarinhos, o jogo de bolas de gude com os colegas, as brincadeiras com arco e perna de pau. Recorda-se também dos banhos de cachoeira, da pescaria, da companhia de uma menina, da ida à missa, da colheita de frutas (jabuticabas e pitangas) e do balanço na rede ao luar. E lembra-se da praia, das ondas do mar e do céu nublado de sua infância.

GPS da natureza

Endereço eletrônico: criancaenatureza.org.br/gps-da-natureza/login

Descrição: O GPS da Natureza traz sugestões de locais ao ar livre para visitar e atividades, em função do seu tempo disponível, de quem está no seu grupo, do clima, e de onde você está.

Há prendizajens com o xão (o segredo húmido da lesma & outras descoisas)

Autor: Ondjaki

Editora: Pallas

Ano: 2011

Número de páginas: 72

Sinopse: Livro de poemas de Ondjaki, mais conhecido no Brasil como prosador. Oferece uma escrita que contrói (ou desconstrói) com muita intimidade cada palavra, cada verso, à sombra das árvores, pela alma das gaivotas, perto de um cardume de tardes. Ou do chão.

Maquinação do mundo – Drummond e a mineiração

Autor: José Miguel Wisnik

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2018

Número de páginas: 328

Sinopse: O pesquisador José Miguel Wisnik viaja a Itabira, a cidade natal de Drummond, e percebe traços do passado que levaram à elaboração do poema Maquinação do mundo, como a atividade mineradora.

Orquestra da natureza: sons do nosso planeta em transformação

Direção: Robert Hillman

Ano de produção: 2016

Duração: 24 min

Gênero: documentário

Sinopse: Viajando ao redor do planeta para todos os continentes desde o fim dos anos 60, o reconhecido músico ecologista sonoro dr. Bernie Krause gravou mais de 15.000 espécies marinhas e terrestres. O filme acompanha Bernie Krause numa expedição no Arctic National Wildlife Refuge, oferecendo um casamento único de ciência e arte. O trabalho de Krause demonstra que as origens da música estão nos lugares mais selvagens do mundo, e que a natureza fornece sons que são uma importante conexão com o mundo natural, assim como com o nosso íntimo.

Wild sanctuary

Endereço eletrônico: wildsanctuary.com

Descrição: Desde 1968, Wild Sanctuary viaja pelo mundo para gravar, arquivar pesquisar e expressar a voz do mundo natural – sua paisagem sonora.

Urubu

Intérprete: Tom Jobim

Gravadora: Warner Brothers

Ano: 1996

Gênero: MPB

Descrição: Urubu foi gravado em Nova York pela banda base formada pelo próprio Tom (piano, Fender Rhodes e vocal), Ron Carter (baixo), João Palma (bateria) e Ray Armando (percussão), e grande orquestra com arranjos e regências de Claus Ogerman.

Canções praieiras

Intérprete: Dorival Caymmi

Gravadora: Odeon Fonográfica

Ano: 1954

Gênero: MPB, samba

Descrição: Quando, em 1954, Dorival Caymmi (1914-2008) reuniu em disco suas canções com temática praieira e as interpretou somente com a voz e o violão, deu o pontapé num estilo de composição que influenciou direta ou indiretamente gerações de músicos no Brasil.

Being hear

Direção: Palmer Morse e Matthew Mikkelsen

Ano de produção: 2017

Duração: 10 min

Gênero: documentário

Sinopse: Durante a maior parte de sua vida, Gordon Hempton esteve em busca das paisagens sonoras inumeráveis e multifacetadas da natureza como um ecologista acústico ganhador do Emmy. Durante esse tempo, ele se tornou um mestre de uma habilidade que é, indiscutivelmente, uma arte que está morrendo: ouvir. Em Being hear, ele compartilha insights sobre as comunicações constantes e matizadas da natureza, a alarmante extinção de lugares não afetados pela atividade humana, o modo como a quietude pode abrir nossos olhos para a imagem maior e os benefícios de simplesmente prestar atenção ao lugar. O silêncio, como ele mesmo diz, “é o melhor conselheiro da alma”. 

Cura

Ao sintonizar nestas estações, descobrimos o poder de cura da música, potente em superar traumas, relembrar o que realmente importa neste caminhar.

As hiper mulheres

Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro

Ano de produção: 2012

Duração: 80 min

Gênero: documentário

Sinopse: O filme conta a história de um homem que, temendo a morte da esposa idosa, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
 

Casa Jaya

Descrição: O espaço funciona como um laboratório de experimentação, que, a partir de tecnologias sustentáveis, auxilia no aproveitamento dos recursos locais. Ali, plantas e elementos naturais resgatam o microclima de nossa região e harmonizam o ambiente – valorizado por espécies nativas, medicinais e ornamentais.

Endereço: Rua Capote Valente, 305, Pinheiros, São Paulo

Fulkaxós

Intérprete: Wyanã Uia-Thê Kariri-Xocó

Gravadora: Cipó Records

Ano:

Gênero: toré

Descrição: A música de Wyanã Uia-Thê Kariri Xocó, nascido na Aldeia Kariri Xocó em Porto Real do Colégio, Alagoas. Aos 26 anos de idade, começou a fazer seus próprios cantos sempre com o despertar da maraca, instrumento sagrado e muito usado nas cerimônias.

Vivo por dentro: uma história de música e memória

Direção: Michael Rossato-Bennett

Ano de produção: 2014

Duração: 78 min

Gênero: documentário

Sinopse: Por meio de sua organização sem fins lucrativos Música e Memória, Dan Cohen defende o uso da terapia com música para pacientes com demência.

Escrita curativa, de Geruza Zelnys

Descrição: Criada por Geruza Zelnys em 2014, conjuga a escrita criativa ao seu potencial terapêutico por meio de um método autopoiético. O curso é baseado em nove encontros que acontecerão às terças-feiras, de agosto a outubro de 2019, com turmas no período da tarde (das 14h30 às 17h) e da noite (das 19h30 às 22h). As vagas são limitadas e há possibilidade de abertura de outras turmas em outros dias da semana. Telefone para contato (11) 98655-6522 e nas redes sociais (Geruza Zelnys, Facebook e Instagram).

Híbridos

Endereço eletrônico: www.hibridos.cc

Descrição: O que, a princípio, seria um único filme sobre alguns rituais brasileiros acabou evoluindo para uma coleção de mais de 100 filmes sobre os rituais espirituais da América Latina.

Palavras ao vento

Direção: Sylvain Vincedeau

Ano de produção: 1995

Duração: 7 min

Gênero: animação

Sinopse: Certa manhã, um jovem acorda, levanta e se veste. Ao beber seu chá na janela da cozinha, vê a vizinha em frente chorando. Tocado por essa tristeza, decide fazer alguma coisa. Em uma folha escreve uma palavra, dobra o papel em forma de avião e o lança no ar.

Escuta

Escutar o mundo, escutar a nós mesmos, escutar o outro, escutar a infância. Ser escutado. Nesta caminhada, cada parada pede que estejamos com todos os sentidos em alerta.

Todos juntos

Direção: Kristóf Deák

Ano de produção: 2015

Duração: 25 min

Gênero: ficção

Sinopse: Ambientado em 1991, segue a história de uma menina que se muda para uma nova escola primária e logo se torna membro do coro premiado da instituição.

Radio Garden

Endereço eletrônico: radio.garden

Descrição: Projeto holandês de pesquisa radiofônica e digital, em que se navega a partir de uma representação do globo terrestre, escutando transmissões de estações de rádio locais.

Ouvir o rio, de Cildo Meireles

Endereço eletrônico: itaucultural.org.br/ocupacao/cildo-meireles/

Descrição: rio oir é um trabalho sonoro: um disco contendo sons de água, de um lado, e sons de risadas, de outro.

A grande orquestra dos animais

Endereço eletrônico: www.legrandorchestredesanimaux.com/br

Descrição: Divulga o trabalho do músico Bernie Krause, que durante mais de 40 anos tem percorrido o mundo para gravar os sons da natureza. O seu repertório tem 5.000 horas.

Ouça o silêncio

Direção: Mariam Chachia

Ano de produção: 2016

Duração: 80 min

Gênero: documentário

Sinopse: Só porque você não escuta, não significa que não possa ser ouvido. O filme observa Luka, de 11 anos, que decidiu dar um passo dentro do nosso mundo através da música e da dança.

Hilda Hilst pede contato

Autor: Gabriela Greeb

Editora: Sesi

Ano: 2018

Número de páginas: 240

Sinopse: O livro traz material inédito sobre as fitas que a escritora Hilda Hilst utilizava para tentar se comunicar com os mortos, com transcrição de trechos e storyboard e partitura do filme homônimo.

Cantos da floresta

Endereço eletrônico: cantosdafloresta.com.br

Descrição: Dirigido a professores e educadores musicais, trata-se de conteúdo transmídia (livro, CDs e site) com atividades de contextualização, jogos, brincadeiras, escuta sensibilizadora e dinâmicas didáticas envolvendo as músicas de povos indígenas.

O som da terra, de Doug Aitken

Endereço: Fazenda Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

Descrição: A obra se fundamenta em um furo de 200 metros de profundidade no solo, onde foi instalada uma série de microfones para captar o som da Terra. Este som é transmitido em tempo real no interior de um pavilhão de vidro, vazio e circular.

Song of the new earth

Direção: Ward Serrill

Ano de produção: 2014

Duração: 87 min

Gênero: documentário

Sinopse: O filme retrata a ardente busca do pesquisador de som, psicoterapeuta e xamã sônico Tom Kenyon para integrar a ciência moderna e o misticismo antigo através do poder do som. Sua rara capacidade de decifrar brilhantemente a ciência curativa do som, resulta em um documentário hipnotizante e transformador. 

Experimentações

Esta é uma rota para quem não teme experimentar o novo ou deseja seguir sempre desbravando o desconhecido. A cada nova parada: uma inusitada descoberta.

Caixas de música

Direção: Georges Gachot

Ano de produção: 2017

Duração: 8 min

Gênero: documentário

Sinopse: Um registro fascinante das máquinas usadas pela indústria que produz caixas de metal. Os mecanismos e sua sonoridade, ritmo e movimento automático tornam-se músicos de uma orquestra e os dançarinos de uma performance surpreendente.  

Um jogo chamado música – escuta, experiência, criação, educação

Autor: Teca Alencar de Brito

Editora: Peirópolis

Ano: 2019

Número de páginas: 200

Sinopse: Uma abordagem pedagógico-musical livre e criativa multiplica as possibilidades de transformar pessoas, em territórios formais e informais da educação.

Muitas coisas, poucas palavras – A oficina do professor Comênio e a arte de ensinar a aprender

Autor: Chico dos Bonecos

Editora: Peirópolis

Ano: 2009

Número de páginas: 119

Sinopse: Peça radiofônica ou palestra cantarolante ou livro em voz alta em que predominam a sensibilidade, a emoção a paixão para pôr em prática o princípio de que é preciso mostrar a arte de ensinar em ação.

Gradma Lo-Fi: the basement tapes of Sigrídur Níelsdóttir

Direção: Orri Jónsson, Kristín Björk Kristjánsdóttir e Ingibjörg Birgisdóttir

Ano de produção: 2011

Duração: 62 min

Gênero: documentário

Sinopse: Na tenra idade de 70 anos, ela começou a gravar sua própria música diretamente da sala de estar. Sete anos depois, ela tinha 59 álbuns com mais de 600 canções – uma imensa e excêntrica mistura de composições cativantes com brinquedos, percussão com utensílios de cozinha e teclados Casio. Sigridur Nielsdottir é o nome dela e em pouco tempo tornou-se uma figura cultuada na cena musical islandesa, representada aqui por seus jovens aprendizes Mugison, Mum e Seabear.  

André Abujamra

Endereço eletrônico: andreabujamra.net

Descrição: Com um trabalho voltado à abertura para o novo, o compositor, cantor, multi-instrumentista, ator e produtor constrói uma carreira marcada pela mistura de todo tipo de música, “sem preconceitos”.

O Grivo

Endereço eletrônico: ogrivo.com

Descrição: Pesquisa fontes sonoras acústicas e eletrônicas, a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e o uso de instrumentos musicais tradicionais de forma não convencional.

Música para elefantes

Direção: Amanda Feldon

Ano de produção: 2014

Duração: 47 min

Gênero: documentário

Sinopse: Esta história começa com um elefante cego, chamado Pla-Ra. Paul Barton levou seu piano para ElephantsWorld, um santuário nas margens do rio Kwai na Tailândia, e começou a tocar enquanto ele comia. Pla-Ra ficava paralisado por um momento e então enrolava sua tromba e a segurava em sua boca até que a música terminasse, não importando quanto tempo durasse a canção. Cada vez que se tocava música para Pla-Ra, seja flauta ou piano, ele tinha a mesma reação. Desde esse dia extraordinário, Paul tocou para diferentes elefantes com excelentes resultados.