Coleção 2020
VeoVeo
Um canal de animações autorais com diversidade estética e temática para a infância dos 3 aos 14 anos.
Vamos cirandar? A Veoveo é um parceiro de programação desta primeira edição da Ciranda Cirandinha de Filmes pela confluência de olhares e pelo cuidado com o conteúdo para a infância. A sugestão dada à equipe da plataforma para realizar a seleção de filmes, foi de que brincassem livremente com os temas Sonho, Memória e Imaginário.
Para a Veoveo, a formação da subjetividade passa grande parte pelos filmes que nos emocionaram, pelas histórias dos livros que nos fizeram imaginar, pelas músicas que dançamos e por todas as experiências que movimentaram nosso corpo, mente e sentimentos.
A Veoveo tem como objetivo oferecer ferramentas para empoderar os adultos para conquistar protagonismo na relação com as crianças: os Cursos, onde é apresentado um panorama dos conteúdos disponíveis nas diversas plataformas e canais, e a teoria por trás da recepção dos conteúdos; o Veoveo play, uma plataforma onde o adulto tem acesso a um repertório potente e diverso de filmes; e as Dicas e artigos que contém as últimas novidades em debate e sugestões do que assistir com as crianças.
Os filmes oferecidos na plataforma são animações autorais com diversidade estética e temática para a infância dos 3 aos 14 anos, com texturas, sons e tempos diferentes. São filmes que aprofundam a experiência do assistir juntos e que estimulam o debate entre crianças e adultos.
“Educar para a diversidade é um desafio. Num primeiro momento pensamos que as mídias digitais fossem criar uma revolução no acesso a conteúdos preciosos. No entanto, estamos vivendo exatamente o oposto. Ter acesso parece cada vez mais difícil, vencer os algoritmos parece impossível. Por isso criamos a Veoveo. Para compartilhar o que descobrimos de bom. Garimpamos o que tem de melhor. Valorizamos o encontro, a reflexão, o diálogo e assistir um filme para nós é um ritual.”
Renato Nery e Vicky Romano, criadores da Veoveo.
Manifesto Veoveo
A infância é o período mais importante da vida de qualquer ser humano.
O futuro da humanidade depende dela.
Os conteúdos vistos nesta fase são determinantes para a formação da subjetividade.
Os adultos precisam recuperar seu protagonismo e sua responsabilidade na formação das crianças.