Categorias
colecoes

Território do Brincar

Trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

PROJETO DE PESQUISA TERRITÓRIO DO BRINCAR:

O brincar e suas mais diversas formas de expressões, em contextos e realidades distintas e plurais, tem sido o tema de pesquisa e registros documentais que o Território do Brincar desenvolve desde 2012.

Com patrocínio do Instituto Alana, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil, visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral. Os registros realizados revelam um país através dos olhos de nossas crianças e nos mostram as sutilezas da espontaneidade do brincar, a partir delas mesmas.

Este intenso trabalho de pesquisa e registro foi sistematizado, dando origem a diversas produções culturais como filme de longa metragem, livros, séries infantis para TV, como a série Me Liga na Lata! que estamos exibindo em primeira mão na Ciranda Cirandinha de Filmes, além de outros filmes de curta e média metragem, artigos e exposições.

A GEOGRAFIA DOS GESTOS INFANTIS

O longa-metragem Território do brincar é fruto de um percurso de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós.

O filme assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças. Assumimos uma linguagem que não pretende ser didática ou ter a intenção de provocar discussões sobre o certo e o errado na educação, e confiamos na comunicação pela força sensível infantil.

Este filme é parte de um projeto de pesquisa, registro e difusão que integra diferentes produções culturais. Uma realização que entende o cinema como uma excelente porta para enxergar a mudança que se quer ver.

Conheça o Território do Brincar através de sua série infantil para a TV.

A série infantil para TV, chamada Território do Brincar, tem 26 episódios com dois minutos cada. Dirigida por David Reeks, Fernanda Heinz Figueiredo e Renata Meirelles, cada episódio é um convite para conhecer um brinquedo ou uma brincadeira que fazem nossas crianças de norte a sul do Brasil. São cantigas, gestos, materiais, festejos e expressões que nos revelam toda potencialidade de ser criança.

Assista aqui outros episódios da série!

Ficha Técnica

Direção:  Renata Meirelles, David Reeks e Fernanda Heinz Figueiredo

Uma co-produção: Maria Farinha Filmes  e Ludus Video

Produção Executiva: Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti

Direção de Produção: Juliana Borges

Roteiro: Fernanda Heinz Figueiredo

Filmagem: David Reeks

Edição: André Jafet e David Reeks

Trilha Sonora e sonorização: Luiz Waack

Produção de Campo: David Reeks, Renata Meirelles, Maria Fernanda Novo, Fernanda Valdivieso, Tarcila Rigo, Beatriz Olival, Daniela Uechi, Fernanda Guimarães

Assistente de produção: Renata Romeu

Assistente de finalização: Bruno Decc

Edição e Finalização: Aiuê Produtora

Ilustração: Biba Rigo 

Animação: Rica Facco

Locuções mirins: Marcos Renner Morales e Reinará Praxedes Siniscalchi

Agradecimentos às Comunidades: Abadia, Acupe, Aldeia Indígena Panará, Alto Santa Maria, Araçuaí, Córrego da Velha de Baixo, Cururupu, Entre Rios, Jaguarão,  Oiteiros, São Gonçalo do Rio das Pedras, São Luiz, São Paulo.    

Saiba mais sobre o Território do Brincar e suas produções!