Roteiro e Direção: Clarice Cardell
Direção de Fotografia e Montagem: Marcelo Barbosa
Trilha Original: Lupa Marque e Jota Dale
Manipulação de Objetos e Interpretação: Clarice Cardell e Gabriel Guirá
Direção de Arte: Sarah Noda
Iluminação: Carlos Laredo
Produção Executiva: Leonardo Hernandes
Assistência de Produção: Tatiana Restrepo, Rodrigo Hudson, Jonatan Silva, Herbert Lins.

Inspira fundo

documentário, Brasil, 2019
15 min, livre, sugestão: 2+

Sinopses dos episódios da série Inspira fundo (1ª temporada)

1 – Redondo Quadrado
As formas, os volumes e as interações possíveis com as coisas do mundo concreto encantam os pequenos pelas suas possibilidades e descobertas. O que é redondo? A bola, o mundo, mas também, o relógio e a xícara! E o quadrado? Os sons são diferentes, assim como a sua reação quando elas caem. Neste vídeo, além da didática das formas, mostramos possíveis contradições e os sons das coisas.

2 – Nascer
O ciclo da vida. Para uns o grande trauma do nascimento, para outros o grande espetáculo da vida. A espiral do nascimento, o fio vermelho, os caminhos… Uma canção de ninar para este grande acontecimento

3 – Sim! Não!
O grande desafio de estabelecer limites. Não pode! O que é perigoso e pode machucar. Uma metáfora sobre a castração psicanalítica e, ao mesmo tempo, as coisas simples daquela palavra milhares de vezes repetida: Não. E, também, do deleite do…Sim! Pode!!!!

4 – Cadê?
Uma brincadeira fundante para o sujeito. Brincar de sumir e aparecer é uma das interações mais seculares entre pais e filhos e diz muito da nossa capacidade de reconhecer o outro e enteder a realidade. Cadê? Sumiu, desapareceu… Achou! No coração das coisas.

5 – Acabou
A finitude das coisas e a aceitação que as coisas acabam, chegam ao fim. Trabalhar a perda, o fim das coisas mais simples até e a própria vida e algo que precisamos exercitar desde pequenos. Compreender que as coisas acabam é fundamental para termos pessoas menos irritadas, totalitárias e ansiosas.