A Ciranda de Filmes é a primeira mostra de cinema com o foco em transformar a potência do audiovisual em ponte para o diálogo entre arte, cultura e educação, sensibilizando pessoas e comunidades para agir em prol da infância, da juventude. Mobilizadas pela experiência e o encontro com o público em suas cinco primeiras edições, pelas quais você pode navegar aqui, sonhamos a Ciranda Cirandinha de Filmes.
2019
Ciranda de Filmes, 5.ª edição
Após um ano de pausa, reflexão e silêncio, a Ciranda de Filmes celebrou o seu retorno com uma programação que aguçou os ouvidos, movimentou o corpo e embalou a alma a partir do tema “Música, linguagem da vida”. No encontro, realizamos exercícios diversos de escuta por meio de uma cuidadosa seleção de cerca de 70 filmes, nacionais e estrangeiros, de variados formatos e gêneros, em diálogo com uma programação intensa e diversa, com conversas musicais, vivências lúdicas, apresentações, oficinas e sessões especiais com cineastas, músicos, educadores, artistas e pensadores de várias áreas do conhecimento.
2017
Ciranda de Filmes, 4.ª edição
O que alimenta a sua alma ou fortalece a sua essência?
Se em 2016 estávamos em tempos de incertezas e fomos ouvir nossos mestres, neste ano fomos em busca de nos nutrir e fortalecer nossos fundamentos para enfrentar tempos que reclamam resistência. Por isso o tema da 4ª Ciranda de Filmes foi uma pergunta-provocação: O que te nutre?
2016
Ciranda de Filmes, 3.ª edição
Com o tema Mestres, referências para um tempo de incertezas, a Ciranda de Filmes realizou a sua 3ª edição no Espaço Itaú de Cinema Augusta e no CineSesc, em São Paulo.
No encontro entre pessoas de origens e profissões diversas, dedicadas às infâncias, à sua cultura e ao cinema, a mostra colocou os mestres no centro de suas atividades para iluminar as reflexões propostas. Nesse mosaico de histórias, participantes da Ciranda dividiram suas lembranças e afetos, onde os mestres e a natureza estão sempre presentes. Ambos habitam as lembranças e nos ajudam a descobrir, a experimentar e a criar as nossas próprias narrativas e sentido da vida.
2015
Ciranda de Filmes 2.ª edição
Nesta 2.ª edição da mostra, realizada mais uma vez no Cinearte em São Paulo, a infância foi abordada em diversos aspectos, proporcionando pensamentos e colocando em evidência questões atuais sobre infância e educação a partir de temas como as famílias, a relação entre a criança e a natureza e o protagonismo infantil. Cerca de 51 filmes, rodas de conversa, oficinas e vivências lúdicas voltadas a públicos amplos e diversos olharam para as singularidades dessa faixa etária, através do reconhecimento de sua identidade própria, mas com a perspectiva de que o vivido nesta etapa leva-se dentro por toda uma vida.
2014
Ciranda de Filmes, 1.ª edição
Tendo em mente o movimento espiral da ciranda, a mostra adota em seu lançamento três eixos condutores: nascimento e cultura da infância, espaços de aprendizagem e movimentos de transformação. Convocando a atenção para as etapas do desenvolvimento da criança, desde como a recebemos no mundo, passando pelas fases do crescimento, sua cultura e linguagem próprias; espaços de aprendizagem e educação, levando o olhar do espectador para questões e situações de contextos formais e informais de aprendizagem; e movimentos de transformação que buscam novos/velhos paradigmas, práticas e olhares.