Apresentação
Ciranda Cirandinha de Filmes
Cinema : sonhário da gente
4 a 18 de novembro de 2020
1.ª edição online e gratuita
“Para mudar o mundo, sei bem, é preciso sonhar acordado.”
Valter Hugo mãe em “As mais belas coisas do mundo”
A Ciranda sonhou e dela nasce a Ciranda Cirandinha de Filmes!
E como filha de peixe, peixinha é, a Ciranda Cirandinha chega com o desejo de construir um espaço dedicado às crianças, aos jovens, suas famílias e a todos que buscam manter viva a sua criança interior.
Neste espaço, queremos oferecer uma programação que aposta na riqueza da diversidade, na arte, no diálogo e nos sonhos como forma de trilharmos juntos caminhos mais criativos e saudáveis neste desafiador momento que vivemos.
O público terá acesso online e totalmente gratuito a uma seleção de curtas e longas metragens, do Brasil e do mundo, pouco encontrados nas janelas mais acessadas e nos circuitos comerciais, incluindo obras inéditas no país.
Como parte da programação, haverá oficinas de animação de desenhos, performances, vivências artísticas e lúdicas relacionadas à arte do cinema, além de rodas de bate papo e reflexão sobre os filmes e temas tratados.
Estaremos distantes apenas fisicamente pois no espaço online será possível que crianças, jovens e adultos de diferentes realidades e localidades de todo o Brasil possam se reunir para compartilhar, em grupo, pensamentos, emoções, sonhos e impressões.
O cinema nos leva a um estado onírico, a uma dimensão de encantamento, estimulando a nossa imaginação. Por isso, nos deixamos levar em nossas escolhas pelos sonhos, as memórias e os imaginários coletivos.
Acreditando nesta potência do cinema e dos sonhos para nos ajudar a buscar novas formas de viver nesse mundo e encarar da melhor maneira possível os desafios de hoje, a Ciranda Cirandinha convida a todos a imaginarmos AGORA uma sociedade mais bela, criativa, justa, solidária e saudável.
Inspirados pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, que sugere prestar mais atenção nos nossos sonhos, e no líder e autor indígena Ailton Krenak, que nos alerta para a importância dos sonhos comunitários, propomos a construção de um sonhário coletivo, um inventário de sonhos de crianças, jovens e adultos, registrados em forma de texto, fotografia, desenho, colagem, vídeo...
E aí? Vamos criar juntos O SONHÁRIO DA GENTE?
Envie o seu sonho para o e-mail sonhario@cirandadefilmes.com.br . Ao final da mostra, lançaremos uma publicação reunindo o material enviado pela comunidade cirandeira.
Foto: Rica Facco