mos-
tra
es-
co-
la
Trânsitos, vivências e partilhas entre Penedo e Évora
Alagoas (AL), 2019, 21 min, livre
O filme documenta como ocorreu o Programa de Residência Pedagógica e Cultural(PRPC) destinado a professores da Educação Infantil do município de Penedo – AL, promovido pela Universidade de Évora (UE), Portugal, no âmbito do Projeto “A criança, a cidade e o patrimônio”, pactuado entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Município/Secretaria Municipal de Educação de Penedo, com o apoio executivo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES). O PRCP foi realizado em Évora, entre 28 de outubro e 8 de novembro de 2019 e envolveu a participação e imersão de 15 profissionais de Penedo, sendo 12 professoras de Educação Infantil e três técnicas da Secretaria Municipal de Educação Infantil de Penedo (Semed), em uma intensa programação de duas semanas organizada pela Universidade de Évora (UÉ). Essa programação ocorreu com a imersão dessas profissionais em diferentes instituições eborenses de Educação Infantil que desenvolvem trabalhos com a cidade/comunidade e a participação dessas em ações oferecidas pela UÉ, como seminários, vivências em museus, espaços culturais e informais da cidade, além de reuniões na Câmara Municipal de Évora. O filme buscou apresentar e apreender como essa experiência de formação continuada, curta e intensa, mobilizou reflexões, sentimentos e posturas em relação ao ser docente na Educação Infantil.
Espaço de aprendizagem Projeto a criança, a cidade e o patrimônio – grupo de pesquisa educação infantil e desenvolvimento humano – UFAL – Alagoas
Direção Lenira Haddad
Equipe Lenira Haddad; Jeane Costa Amaral, Maria Assunção Folque, Maria Isabel Bezelga
Personagens Crianças das escolas de infância de Évora; Professoras de Educação Infantil no Brasil e Educadoras da infância de Évora.