Patricia Durães
Educadora e musicista. Desenvolve projetos com cinema e educação na formação de novas platéias. É sócia dos circuitos Espaço Itaú de Cinema e Cine Espaço com salas de exibição em 7 cidades do país.
Fundadora e diretora do Projeto Escola no Cinema que utiliza a linguagem cinematográfica no processo educativo e o Clube do Professor, ação cultural que hoje contempla 6 cidades. Coordenadora dos cursos e oficinas realizados no Espaço Itaú de Cinema, sobre as mais variadas áreas da produção cinematográfica e de outras linguagens, ministrados por profissionais que fazem e pensam cinema.
Na distribuidora Espaço Filmes, foi responsável pelo lançamento de vários filmes infantis no Brasil como: “Línea no Jardim de Monet” de Lena Anderson e Christina Björk, “Kiriku e A Feiticeira” e “Príncipes e Princesas” de Michel Ocelot e, em 2014, a animação brasileira indicada ao Oscar, “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu e o clássico, inédito no Brasil, “O Pequeno Fugitivo” de Morris Engel, Ruth Orkin e Ray Ashley.
Coordenou 14 edições do Festival da Juventude da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e é co-curadora e co-realizadora da Ciranda de Filmes, Mostra de Cinema que promove a reflexão sobre educação, infância e juventude, para educadores, pais e interessados nos temas.