o-
lha-
res
26/11/2021
14 documentários sobre Paulo Freire para assistir pela internet
Por Fernanda Heinz Figueiredo, idealizadora e curadora da Ciranda de Filmes
“Meu sonho fundamental é o sonho pela liberdade que me estimula a brigar pela justiça, pelo respeito do outro, pelo respeito à diferença, pelo respeito ao direito que o outro tem e a outra tem de ser ele ou ela mesma.”
“Meu sonho é que nós inventemos uma sociedade menos feia do que a nossa de hoje. Menos injusta, que tenha mais vergonha.” Paulo Freire
Nesta Ciranda que homenageia Paulo Freire, comungamos com os diversos sonhares do mestre e trazemos para a seção Olhares, na intenção de ampliar os temas apresentados pela curadoria de filmes, documentários sobre esse nosso grande educador. Nosso intuito é engrossar o caldo das inúmeras iniciativas no Brasil e no mundo que celebraram e refletem juntas sobre o seu centenário e o seu legado.
Paulo Freire Contemporâneo
Seleção Ciranda de Filmes em parceria com a Spcine Play
Dir. Toni Venturi, documentário, 2006, Brasil, 53 minutos, livre.
Um tocante documentário para TV sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire. O filme atualiza Freire, mostrando as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização vai tirando os excluídos.
De Pé no Chão Também se Aprende a Ler
Dir. Heinz Fothman, documentário, 1961,15 minutos, livre.
Documentário sobre a campanha “De Pé no Chão se Aprender a Ler”, implantada em Natal/RN na década de 60 sob orientação da teoria freireana, com foco na implantação do ensino primário em bairros pobres, em escolas de chão batido e cobertas de palha. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura, museus de arte popular.
As 40 Horas de Angicos
Prod. SECERN, Roteiro Luiz Lobo, Documentário, Brasil, 1963, 11 minutos, livre.
Após experimentos iniciais no MCP e na CEPLAR, Paulo Freire sistematizou a alfabetização de adultos no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e, em 1963, realizou a experiência de Angicos, no Rio Grande do Norte. O sucesso dessa experiência, alfabetizando 300 pessoas em 40 horas, e a vitalidade dos movimentos sociais no período, especialmente estudantil, provocou a escalada do sistema em todo o país. Em fins de 1963 foi elaborado o Plano Nacional de Alfabetização, visando alfabetizar cinco milhões de jovens e adultos em dois anos. O PNA teve início no Estado do Rio de Janeiro, mas foi interrompido logo após o golpe militar de 1964.
Paulo Freire – biografia
Dir. André Henrique Figueiredo, documentário, Brasil, 2013, 24 min, livre
A produção conta com depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho, além de cenas de arquivo do educador.
Paulo Freire, 100 anos
Dir. Eduardo Prestes Diefenbach, documentário, Brasil, 2021, 30 min, livre
Na semana em que se comemoram os cem anos de nascimento do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, a TV Cultura exibiu um documentário inédito sobre o educador, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora. Apresentada pelo jornalista e diretor Leão Serva. O livro Pedagogia do Oprimido é um marco na obra de Paulo Freire, um grande pensador brasileiro das ciências humanas e um dos mais reconhecidos em todo o planeta. Ele foi professor das universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Inglaterra, e teve mais de 40 títulos de doutor honoris causa em universidades como Oxford, na Inglaterra, e Coimbra, em Portugal. Paulo Freire, 100 Anos traz os principais estudiosos da obra do educador para explicar a sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas.
Paulo Freire, um homem do mundo
Dir. Cristiano Burlan, Série documental, Brasil, 2020, 5 x 52min, livre
A série é dividida em 5 episódios que abordam a vida e obra do pedagogo e intelectual brasileiro.
Episódio 1 – A formação do pensamento
O programa investiga a formação de Paulo Freire e suas influências para a concepção da Pedagogia do Oprimido a partir de depoimentos de sua família e de profissionais que o conheceram ou atuam nas instituições onde colocou em prática seus conceitos.
Episódio 2 – As 40 horas de Angicos
Dirigido por Cristiano Burlan, este episódio traz a experiência de alfabetização, liderada por Paulo Freire, em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte. Revisita a cidade, reencontra os ex-alunos, os professores e traz, ainda, depoimentos de Freire.
Episódio 3 – O exílio
O episódio retrata a experiência de Paulo Freire durante o exílio na Suíça, o quanto essa vivência repercutiu em seu trabalho e traz, ainda, seus depoimentos e de pessoas com as quais conviveu.
Episódio 4 – Do Pátio do Colégio à pedagogia do oprimido
A chegada de Freire do exílio retratada em entrevistas com profissionais que comentam sua trajetória a partir dessa volta.
Episódio 5 – O mundo não é, está sendo
O programa transita nas bases da formação de Paulo Freire e suas percepções acerca da interação com o outro. Traz luz à cena do teatro sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos primordiais através dos dramaturgos. O cantor e compositor Chico César se debruça nos ensinamentos do pedagogo desde menino, fez até música para ele.
40 horas na memória
No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire. Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”.
Série Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire
Direção Tania Quaresma, série documental, 51 min, livre
O programa Realidade Brasileira consiste na apresentação de uma série de documentários sobre os grandes pensadores brasileiros, já mortos, que marcaram o século XX. O projeto é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura. Entre os pensadores escolhidos para compor os próximos documentários estão Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Madre Cristina, Paulo Freire entre outros.
Vendo pelas lentes de Paulo: clareza política, coragem e humildade (Seeing Through Paulo’s Glasses: Political Clarity, Courage and Humility)
Dir. Shirley Steinberg e Dr.Giuliana Cucinelli
Curta documental sobre Paulo Freire.